Você sabia que vivemos em média 1/3 de nossas vidas no
ambiente de trabalho? Não seria aceitável, racional e nem saudável que todo
esse tempo utilizado para trabalhar acontecesse em um ambiente nocivo e
desagradável.
Cada ser humano tem um jeito de ser, de reagir e de se
portar diante das várias situações que a vivência profissional pode
proporcionar. Por isso, cabe ao Gestor ser também, além das valências técnicas
necessárias, um agente agregador, um amigo e ouvinte.
Um local de trabalho desagradável e que, dependendo da
situação, gera passivos trabalhistas com funcionários adoecidos ou que se
sentem moralmente assediados, pode ter uma baixa produtividade e a necessidade
de retrabalhos.
Para evitar essas situações dentro da sua empresa, confira
algumas dicas de como promover um bom ambiente para os seus colaboradores:
Antes de dizer “não”, ouça, analise e mostre o porquê das
coisas. Se possível promova mudanças nas quais todos saem ganhando! Mas
lembre-se: não abra mão e não negocie os valores, necessidades e objetivos da
empresa.
Um bom líder passa confiança para a sua equipe e encoraja os
colaboradores a buscarem sempre novos objetivos. Devemos cumprir nossas
atividades de forma que elas sejam espelho para os nossos liderados,
incentivando-os, norteando-os e redirecionando-os para o sucesso.
Ninguém detém a verdade absoluta, por isso, ouça os seus pares.
Saber entender os colaboradores é essencial. Um bom diálogo é ótimo para um
melhor alcance de metas e, quem sabe, para encontrar a solução daquele antigo
problema ou uma forma mais eficiente de fazer algo.
Mas lembre-se: assuntos arenosos e situações regulamentadas
e disciplinadoras nem sempre são negociáveis e podem gerar sentimento de
frustração e descontentamento. Por isso, evite-os!
Incentivar e promover a capacitação da equipe é essencial. Promover
cursos, treinamentos e o conhecimento em geral, com foco em segurança,
qualidade e novos processos é a melhor fórmula. Identifique novos talentos e,
quando possível, proporcione oportunidades.
Não detenha o conhecimento só para você ou em manuais
intermináveis que nem os próprios Gestores entendem. Treine, delegue, confie e
simplifique!
Lembre-se também de incentivar os estudos, o crescimento
pessoal e o aprimoramento contínuo de cada um. O sucesso da sua empresa depende
das pessoas que trabalham com você.
Parabenizar e reconhecer em público é fundamental. Celebre
os momentos especiais, sejam eles individuais ou de toda a equipe. Lembre-se de
não prometer nada pela conquista além do possível e, ao chamar a atenção,
faça-o de forma reservada.
O funcionário precisa saber qual o seu papel. Mostre o
compromisso que existe entre a empresa e o empregado e como todos podem ganhar
ou perder se o resultado for bom ou ruim. Não minta, a melhor maneira de atrair
a credibilidade é sendo sincero com os seus profissionais.
Desenvolva sua equipe nesse sentido, separe o joio do trigo,
não participe de contendas, administre os conflitos e elimine os focos.
Não é preciso ser o melhor amigo, mas é importante quebrar
as barreiras, esquecer o Status Quo e procurar saber das pessoas. Lembre-se de
manter a hierarquia e não confundir o relacionamento profissional com o
pessoal.
Independente da formação, do conhecimento, da crença ou
orientação sexual, trate todos igualmente com respeito, mesmo em situações de
crise. Chame pelo nome, evite apelidos pejorativos, não incentive situações de
depreciação ou brincadeiras de mau gosto.
As dicas apresentadas acima não são um manual definitivo,
mas são os princípios que procuro aplicar no dia a dia enquanto Gestor. A
Cleanic Ambiental nos proporciona um moderno material de treinamentos voltados
para as atividades da empresa, além de um Código de Ética exigido e vigilado
pela diretoria.
Jose Maria M Tenório
Supervisor Técnico