Planejamento de vendas 2019: como estruturar sua equipe para arrebentar neste ano


Mais um ano começou e com ele, os novos desafios. Você já se planejou para ter sucesso durante 2019? Já sabe como estruturar sua equipe para aumentar seu rendimento neste novo ano?

Em time que está ganhando não se mexe? Não leve essa frase ao pé da letra. É sempre bom inovar, ousar, mesmo que tudo esteja fluindo bem para que o crescimento continue e não se corra o risco de estagnar.

Quais foram os objetivos alcançados no ano anterior? Baseado nisso, é possível entender e estabelecer novas metas e saber o que é preciso para que elas sejam conquistadas. Veja algumas dicas de como fazer esse processo na sua empresa.

Como estruturar sua equipe para aumentar seus rendimentos durante o ano?

- Faça uma análise dos resultados anteriores: remoer o passado não é bom, mas rever os erros e acertos ajudam a escolher os melhores caminhos para poder chegar aos novos objetivos.

Faça um comparativo do que foi traçado, do que deu certo e do que deu errado e redesenhe para os planos atuais. Onde houveram falhas, veja o porque e tente mudar esse quadro. Assim saberá o que dá para repetir, melhorar e o que precisa ser revisto.

- Fique atento ao mercado: não adianta basear seus novos objetivos apenas nos resultados da sua empresa no último ano. É preciso saber como foi o mercado nesse tempo e quais as previsões para esse ano. Se o mercado não estiver propenso, mesmo os melhores planos não se concretizarão.

Olhe todo o cenário político, econômico e de vendas. Veja como seus produtos e serviços estão cotados no mercado, como eles podem fazer a diferença na vida das pessoas, como anda a sua concorrência direta, pois impacta nos seus resultados muito mais do que você pode imaginar.

- Defina objetivos: onde você quer que sua empresa chegue esse ano? Como fazer para que isso aconteça? Defina objetivos realistas que ajudem a responder essas questões, sempre estabelecendo prazos para que os mesmos sejam cumpridos. Mantenha sua equipe sempre motivada para facilitar todo o processo. 

- Crie boas estratégias: tendo já suas metas bem definidas, é hora de criar subsídios para que as ideias saiam do papel. Veja como você pode fazer para oferecer tanto para seus clientes como colaboradores, soluções rápidas, inovadoras e com uma boa dose de criatividade.

Estude seus concorrentes e seus colaboradores, veja o que dá certo no mercado e tenha como base essas boas estratégias para que você esteja sempre um passo a frente, garantindo seu lugar ao sol. 

- Tenha um plano de ação: deixe tudo anotado, desde como, quando e quem dará cada passo. Não deixe de fora nenhuma informação, todos os dados podem ser importantes.

Faça com que sua equipe participe do processo de elaboração, pois isso aumenta o engajamento e um senso coletivo de responsabilidade, facilitando assim o alcance dos objetivos.

- Veja quais os custos para alcançar suas metas: alguns planejamentos geram custos e é preciso saber se o caixa da empresa comporta esse investimento para que seja cumprido do início ao fim.

- Defina os KPIs: durante o processo de elaboração do planejamento comercial é indispensável que sejam determinadas métricas para saber se as ações estão tendo resultados ou não.

Os KPIs ajudam a monitorar o desempenho das ações, posicionamento da empresa no mercado, quanto ainda falta para chegar nos objetivos e o que precisa ser revisto. 

- Não seja avesso as mudanças: nem sempre as ações sairão conforme planejado, exigindo mudanças. Dê o exemplo, não tenha medo de mudar, elas podem trazer resultados muito positivos para o seu negócio. 

- Tenha sempre o controle: não adianta traçar boas metas se você não tiver o controle sobre o planejamento feito. Existem softwares que podem ajudar nesse aspecto e ainda garantir controle dos principais KPIs.

 

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