Mais um ano
começou e com ele, os novos desafios. Você já se planejou para ter sucesso
durante 2019? Já sabe como estruturar sua equipe para aumentar seu rendimento
neste novo ano?
Em time que
está ganhando não se mexe? Não leve essa frase ao pé da letra. É sempre bom
inovar, ousar, mesmo que tudo esteja fluindo bem para que o crescimento
continue e não se corra o risco de estagnar.
Quais foram
os objetivos alcançados no ano anterior? Baseado nisso, é possível entender e
estabelecer novas metas e saber o que é preciso para que elas sejam
conquistadas. Veja algumas dicas de como fazer esse processo na sua empresa.
- Faça uma análise dos resultados
anteriores: remoer o
passado não é bom, mas rever os erros e acertos ajudam a escolher os melhores
caminhos para poder chegar aos novos objetivos.
Faça um
comparativo do que foi traçado, do que deu certo e do que deu errado e
redesenhe para os planos atuais. Onde houveram falhas, veja o porque e tente
mudar esse quadro. Assim saberá o que dá para repetir, melhorar e o que precisa
ser revisto.
- Fique atento ao mercado: não adianta basear seus novos
objetivos apenas nos resultados da sua empresa no último ano. É preciso saber
como foi o mercado nesse tempo e quais as previsões para esse ano. Se o mercado
não estiver propenso, mesmo os melhores planos não se concretizarão.
Olhe todo o
cenário político, econômico e de vendas. Veja como seus produtos e serviços
estão cotados no mercado, como eles podem fazer a diferença na vida das
pessoas, como anda a sua concorrência direta, pois impacta nos seus resultados
muito mais do que você pode imaginar.
- Defina objetivos: onde você quer que sua empresa
chegue esse ano? Como fazer para que isso aconteça? Defina objetivos realistas
que ajudem a responder essas questões, sempre estabelecendo prazos para que os
mesmos sejam cumpridos. Mantenha sua equipe sempre motivada para facilitar todo
o processo.
- Crie boas estratégias: tendo já suas metas bem definidas, é
hora de criar subsídios para que as ideias saiam do papel. Veja como você pode
fazer para oferecer tanto para seus clientes como colaboradores, soluções
rápidas, inovadoras e com uma boa dose de criatividade.
Estude seus
concorrentes e seus colaboradores, veja o que dá certo no mercado e tenha como
base essas boas estratégias para que você esteja sempre um passo a frente,
garantindo seu lugar ao sol.
- Tenha um plano de ação: deixe tudo anotado, desde como,
quando e quem dará cada passo. Não deixe de fora nenhuma informação, todos os
dados podem ser importantes.
Faça com que
sua equipe participe do processo de elaboração, pois isso aumenta o engajamento
e um senso coletivo de responsabilidade, facilitando assim o alcance dos
objetivos.
- Veja quais os custos para alcançar
suas metas: alguns
planejamentos geram custos e é preciso saber se o caixa da empresa comporta
esse investimento para que seja cumprido do início ao fim.
- Defina os KPIs: durante o processo de elaboração do
planejamento comercial é indispensável que sejam determinadas métricas para
saber se as ações estão tendo resultados ou não.
Os KPIs
ajudam a monitorar o desempenho das ações, posicionamento da empresa no
mercado, quanto ainda falta para chegar nos objetivos e o que precisa ser
revisto.
- Não seja avesso as mudanças: nem sempre as ações sairão conforme
planejado, exigindo mudanças. Dê o exemplo, não tenha medo de mudar, elas podem
trazer resultados muito positivos para o seu negócio.
- Tenha sempre o controle: não adianta traçar boas metas se
você não tiver o controle sobre o planejamento feito. Existem softwares que
podem ajudar nesse aspecto e ainda garantir controle dos principais KPIs.
Essas dicas
foram úteis para vocês disparar seus negócios em 2019? Saiba mais sobre o nosso
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