Nas indústrias a manutenção de equipamentos é um processo fundamental. Cuidados como esses fazem parte da rotina, e são os principais inibidores de acidentes de trabalho.
Mas, você sabe como manter essa prática e, principalmente, conseguir resultados positivos? Neste post apresentaremos a manutenção preventiva e como utilizá-la.
A manutenção preventiva é um recurso utilizado periodicamente por indústrias com o objetivo de minimizar falhas e riscos aos seus colaboradores. Inspeção de máquinas, peças e ferramentas cada ponto deve ser checado para obter resultados positivos e garantir o bom funcionamento do local.
O principal benefício que essa especialidade oferece é a possibilidade de prever situações, como falhas mecânicas que devem ser analisadas e melhorias a serem implementadas durante a manutenção. Por prever falhas a manutenção preventiva é capaz de gerar economia para as empresas que a mantém em dia.
Porém, para garantir tantas vantagens algumas atividades devem estar presentes na manutenção, por isso separamos as principais. Confira!
Antes de implementar esta atividade em sua empresa, é importante realizar uma avaliação minuciosa de todo local e registrar mudanças e melhorias a serem feitas. Planejamentos trimestrais costumam ser a opção de empresários que buscam a falha zero. Neste documento, é interessante fixar uma checklist para garantir que todos os locais sejam verificados e, quando necessário, passem por manutenção. Essa atividade requer prática, então, não estranhe se o seu primeiro planejamento não ficar exatamente como o desejado ou se ajustes não forem pontuados.
A limpeza, apesar de não parecer uma prática da manutenção, deve estar presente nesta checklist. Por mais que as empresas contem com a ajuda de profissionais neste setor, dificilmente esses cuidados se estendem ao maquinário.
A poeira e os detritos podem prejudicar as máquinas e ferramentas causando sua degradação e corrosão. Com o tempo, passam a atrapalhar o funcionamento da empresa e até mesmo a realização de diagnósticos precisos sobre os cuidados a serem tomados. Por isso, essa medida deve fazer parte do plano de manutenção, assim como a orientação de limpeza após o uso de equipamentos.
Realize inspeções
A inspeção é uma prática indispensável, uma vez que todo o acompanhamento feito será analisado e, a partir daí, melhorias serão consideradas. Esse monitoramento também auxilia no melhor aproveitamento de recursos e na segurança de equipamentos e colaboradores. Dependendo do porte da empresa, recomenda-se uma avaliação a cada quinze dias.
Além da limpeza, alguns cuidados básicos são fundamentais para assegurar todas as funcionalidades de equipamentos e estender ao máximo sua vida útil. Essa atividade engloba uma série de práticas, que vão desde seguir o manual de uso até a lubrificação de engrenagens e peças.
Pontos que requerem atenção
Durante a inspeção de equipamentos alguns pontos específicos devem ser analisados, como peças principais de qualquer maquinário, cabos de energia que podem vir a ter falhas, lubrificação de peças e desgaste filtros também requerer a atenção do profissional responsável pelo planejamento.
Seguindo essas etapas a manutenção de sua empresa pode ser mais fácil e prática. Gostou das nossas dicas? Então acesse nosso site e saiba mais!
Leia também: Manutenção de equipamentos de limpeza: como fazer?