A gestão de facilities tem tido resultados
impressionantes em todos os continentes, o que a configura como um dos
segmentos mais notáveis do mundo. Durante décadas vem apresentando um
desenvolvimento estável. Cresce cerca de 9% ao ano em países das Américas,
Europa e Oceania.
É uma combinação de esforços para facilitar as atividades em
todos os setores da empresa para integrar pessoas, locais, processos e
tecnologias.
Fontes indicam que o giro de capital nessas operações é em
média de R$ 100 bilhões. Mercado que não deve ser ignorado, pois tem grande
potencial em âmbito nacional.
Hoje a oferta de tarefas é bastante completa. Além dos
serviços clássicos de gestão de segurança e limpeza dos ambientes empresariais,
também são oferecidas atividades de alimentação, manutenções prediais diversas,
brigadas de incêndio, manutenção de climatizadores, elétrica, hidráulica e
civil, jardineiros e paisagistas, motoristas, fluxo de documentos, entre
outras.
Todas essas funções são vitais para o bom funcionamento de grandes
grupos corporativos, garantindo economia, eficácia e sustentabilidade. Ter
esses serviços na empresa é a melhor maneira de centralizar, simplificar e
agilizar os processos de forma terceirizada.
A razão mais expressiva está na divergência que ocorreu em
escala global: as demandas cada vez mais altas de mão de obra voltadas
para limpeza e segurança versus a baixa oferta de trabalhadores para esses
serviços.
Para manter as atividades com qualidade e zerar o turnover as
empresas começaram a adotar essa prática, principalmente as grandes empresas,
exemplo, shopping centers e multinacionais.
O processo dos facilities que já é realidade na Europa e
Estados Unidos, está avançando no Brasil. As empresas já têm um entendimento
maior sobre as vantagens desses processos e estão
caminhando para poder centralizar uma demanda internacional de prestação de
serviço.
Essa fase contempla uma vasta gestão de operações. Os
benefícios aos empresários são o aumento dos lucros, melhor qualidade na
produção e diminuição de turnover.
É preciso
pesquisar sobre a idoneidade da empresa e ficar atento ao contrato, verificar se
todos os serviços desejados estão elencados no documento. Outro ponto
importante é se atentar ao volume de serviço para o número de profissionais
necessários para cumprir essa tarefa. Quer saber mais? Faça um orçamento com a
Cleanic! Entenda mais sobre facilities acessando o nosso site!
Leia também: Comece o ano terceirizando os
serviços: conheça os benefícios e os possíveis serviços a serem terceirizados