Gestão de Facilities no Brasil e no Mundo: onde estamos e para onde vamos


A gestão de facilities tem tido resultados impressionantes em todos os continentes, o que a configura como um dos segmentos mais notáveis do mundo. Durante décadas vem apresentando um desenvolvimento estável. Cresce cerca de 9% ao ano em países das Américas, Europa e Oceania.

O que é a gestão de facilities?

É uma combinação de esforços para facilitar as atividades em todos os setores da empresa para integrar pessoas, locais, processos e tecnologias.

Facilities no Brasil e no mundo

Fontes indicam que o giro de capital nessas operações é em média de R$ 100 bilhões. Mercado que não deve ser ignorado, pois tem grande potencial em âmbito nacional.

Hoje a oferta de tarefas é bastante completa. Além dos serviços clássicos de gestão de segurança e limpeza dos ambientes empresariais, também são oferecidas atividades de alimentação, manutenções prediais diversas, brigadas de incêndio, manutenção de climatizadores, elétrica, hidráulica e civil, jardineiros e paisagistas, motoristas, fluxo de documentos, entre outras.

Todas essas funções são vitais para o bom funcionamento de grandes grupos corporativos, garantindo economia, eficácia e sustentabilidade. Ter esses serviços na empresa é a melhor maneira de centralizar, simplificar e agilizar os processos de forma terceirizada.

Como esse processo começou?

A razão mais expressiva está na divergência que ocorreu em escala global: as demandas cada vez mais altas de mão de obra voltadas para limpeza e segurança versus a baixa oferta de trabalhadores para esses serviços.

Para manter as atividades com qualidade e zerar o turnover as empresas começaram a adotar essa prática, principalmente as grandes empresas, exemplo, shopping centers e multinacionais. 

O futuro dos facilities no Brasil e no mundo

O processo dos facilities que já é realidade na Europa e Estados Unidos, está avançando no Brasil. As empresas já têm um entendimento maior sobre as vantagens desses processos e estão caminhando para poder centralizar uma demanda internacional de prestação de serviço.

Essa fase contempla uma vasta gestão de operações. Os benefícios aos empresários são o aumento dos lucros, melhor qualidade na produção e diminuição de turnover.

O que saber antes de contratar Facilities?

É preciso pesquisar sobre a idoneidade da empresa e ficar atento ao contrato, verificar se todos os serviços desejados estão elencados no documento. Outro ponto importante é se atentar ao volume de serviço para o número de profissionais necessários para cumprir essa tarefa. Quer saber mais? Faça um orçamento com a Cleanic! Entenda mais sobre facilities acessando o nosso site!

Leia também: Comece o ano terceirizando os serviços: conheça os benefícios e os possíveis serviços a serem terceirizados

Outras Postagens