São caracterizadas como manutenção predial todas as atividades que auxiliam nos cuidados com os sistemas elétricos e hidráulicos, segurança, incêndio e comunicação, por exemplo. Além disso, também cuida de pontos básicos, como pinturas e jardinagem.
A manutenção predial é uma prática que deve estar presente não somente em condomínios, mas também em indústrias e prédios comerciais. Por isso, separamos alguns motivos que atestam a importância e os benefícios para o seu negócio. Confira!
Existem três tipos de manutenção predial:
É nessa fase que a identificação de possíveis falhas ou de problemas futuros deve ser realizada com extrema eficácia. Esse plano é fundamental para assegurar a boa gestão do local.
Segundo a norma da ABNT NBR 5462/1994, ¨a manutenção preventiva abrange qualquer atividade referente à prevenção de quebras, falhas e panes¨. Sendo assim, a inspeção em busca de desgastes, pequenos reparos, limpezas e ajustes deve ser apurada.
Após a identificação, é hora de iniciar a manutenção preventiva. Por ser algo mais delicado, esse tipo de serviço pode levar um pouco mais de tempo, pois todas as falhas protocoladas serão avaliadas e passarão pela manutenção. Em alguns casos, essa é uma situação de emergência e deve ser realizada o mais breve possível.
Alguns serviços de manutenção predial corretiva são:
Substituição de peça de elevador.
Reparo de fissuras e rachaduras na estrutura do edifício.
Conserto de vazamentos de água.
Impermeabilização de piso quando há infiltração.
Economia
Quando as empresas adotam, principalmente a manutenção preventiva, os riscos e concertos são identificados mais facilmente e consequentemente, os gastos maiores são evitados.
Evita prejuízos
Grandes obras e reparos podem gerar gastos inesperados e sobrecarregar o capital da empresa. E mais uma vez notamos que é mais lucrativo investir na manutenção predial.
Redução de riscos
Não realizar a manutenção de suas instalações é contar com a sorte, pois nenhum risco foi identificado e neutralizado. Ao realizar esses processos, há probabilidade bem menor de haver problemas.
Valorização do imóvel
Um imóvel bem seguro e bem cuidado é também um imóvel valorizado. Nesse sentido, a manutenção predial evita que o prédio perca valor de mercado.
Primeiramente, a empresa deve contratar um especialista para a realização do laudo técnico, um processo que cabe ao engenheiro perito, pois, apenas esse profissional é capaz de contribuir de forma assertiva e identificar os reparos e consertos necessários.
No próprio laudo técnico, o engenheiro perito poderá elaborar um plano de manutenção predial adequado para a edificação avaliada. Lembramos que neste plano não pode faltar a análise de nenhuma parte da edificação incluindo o sistema. Outro fator importante é que a periodicidade na manutenção predial é indispensável para manter os bons resultados.
Uma empresa completa em multisserviços!
Um novo conceito de mercado de terceirização e limpeza empresarial! Conheça nossos serviços.
Leia também: Quais serviços podem ser terceirizados?
Por que fazer a manutenção da sua empresa?