Segundo dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, o Brasil chega a registrar uma morte no ambiente de trabalho a cada três horas e quarenta minutos. Além disso, são contabilizados cerca de 700 mil acidentes de trabalhadores por ano.
Observando os números, é possível salientar que a segurança no ambiente de trabalho é fundamental em qualquer empresa. Os colaboradores devem se sentir protegidos sempre, o que aumenta a produtividade e torna a relação funcionário-empregador mais próxima e confiável.
,Porém, como nem todos os locais estão cientes da importância da segurança no ambiente de trabalho, separamos os principais deveres dos contratantes e também quais as vantagens de implementar esses sistemas nas empresas. Confira!
Segundo o artigo 200 [11] da CLT, o Ministério do Trabalho tem como principal função criar normas referentes à saúde, segurança, higiene e medicina do trabalho. Essas medidas são conhecidas como Normas Regulamentadoras e podem ser encontradas na Portaria n. 3.217/77.
As NRs foram criadas com objetivo de entender as necessidades dos trabalhadores e os riscos causados por um acidente. Após uma análise profunda de cada caso, deve-se elaborar um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Além disso, o PCMSO (Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional) também deve ser utilizado por empresas e aplicado a todos os profissionais que exercem atividades no local.
Outro cuidado importante diz respeito a implementação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), cuja a indicação dos produtos é indicada pelo próprio PPRA. Os treinamentos adequados à cada função devem ser realizados periodicamente.
A economia é vista como a principal vantagem que as medidas de segurança oferecem aos empresários. Empresas que controlam os riscos referentes à segurança também tendem a lidar menos com riscos, como processos trabalhistas, afastamento de funcionários devido a doenças ocupacionais, faltas constantes, contratação de mão de obra extra e muito mais.
Outro ponto a se destacar é a responsabilidade social, empresas que não prezam pela segurança e bem-estar de seus funcionários, possivelmente não serão bem avaliadas pelo mercado, visto que a promoção da qualidade de vida está cada vez mais em evidência.
Para evitar acidentes de trabalho, uma série de medidas devem ser seguidas. Por exemplo:
Treinamentos: devem abordar todos os riscos que fazem parte da rotina do trabalhador. Além disso, a explicação do uso adequado de ferramentas e equipamentos deve ser compartilhado com os colaboradores.
Informe-se sobre a CIPA: a CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, é um grupo que busca manter e passar as diretrizes corretas para o cumprimento de regras que envolvem a segurança do trabalhador.
Documente acidentes de trabalho: através de relatórios, especifique cada acidente que ocorreu na empresa, a origem, os envolvidos e os procedimentos tomados.
Mantenha o ambiente de trabalho limpo e organizado: apesar de não parecer, muitos acidentes ocorrem por situações que poderiam ser evitadas. Descuidos provocam acidentes sim, por isso, a organização é primordial.
Gostou do texto? Então continue acompanhando nossas redes sociais!
Cleanic Ambiental uma empresa completa em multisserviços!
Um novo conceito de mercado de terceirização e limpeza empresarial! Conheça nossos serviços.