Homens na limpeza: uma realidade que funciona


Não é novidade ouvir sobre as dificuldades que as mulheres ainda enfrentam para se sobressair no mercado de trabalho. Enquanto elas se empenham a ter cada vez mais sucesso neste desafio, é fato que têm um superpoder: o de conciliar as diversas áreas da vida. Neste cenário, os homens passaram a entender que devem apoiá-las e contribuir com as atividades do lar, pois, afinal de contas, já que todos trabalham, ambos merecem a dedicação do parceiro no cotidiano da casa. Os tais “direitos iguais”, certo? Seja para lavar a louça, as roupas, limpar a casa, cozinhar ou cuidar dos filhos, todo o apoio é válido à parceira.

Um estudo da Universidade de Cambridge comandado pela pesquisadora Jacqueline Scott, na Inglaterra, levantou o fato de que maridos e namorados passaram a gostar de limpar a casa, já que se sentem culpados quando não dividem o trabalho com suas companheiras, que merecem um tratamento de igual para igual. A pesquisa compilou dados de 30 mil pessoas em diversos países.  Agora, será que esta é uma realidade também do Brasil?

O que é notável é que, mais do que as divisões de tarefas domésticas, esta nova jornada familiar gerou uma oportunidade aos homens: hoje, eles enxergam as profissões relacionadas à limpeza como uma opção de escolha de emprego. Só na Cleanic, temos cerca de 37% de funcionários do sexo masculino.

“Acreditamos que não é apenas a crise econômica que abriu os olhos dos homens para uma nova profissão, mas também, contrariando as expectativas, eles se beneficiaram ao ter suas mulheres contribuindo com a renda familiar e apoiam o sucesso delas. Com isso, notaram que podem desempenhar as mesmas funções.”, considera Pedro Gouveia, Gestor de Pessoas da Cleanic.

Já a Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, levantou recentemente um estudo que diz: os maridos geram uma carga extra de sete horas de trabalho doméstico por semana para as mulheres, mesmo as que trabalham fora de casa. E então, em qual estatística você, homem, deseja se encaixar?

Acesse também nossas Redes Sociais!

Facebook: https://www.facebook.com/cleanic.oficial

LinkedIn: http://bit.ly/2bNRM9t

Outras Postagens