Confira dicas de como aprimorar seu desempenho diariamente
Produtividade, segundo o dicionário, é a característica ou condição do que é produtivo; é a capacidade de produzir. Para cumprir tal propósito, você precisa estar totalmente focado em atingir um objetivo. Com isso, fica a dúvida: você é um pessoa produtiva? Desapegar de um hábito não é uma tarefa fácil, até mesmo quando ele interfere no seu bem estar, mas pode ser que você precise modificar algumas questões da sua rotina.
O psicólogo e especialista em inteligência emocional, Travis Bradberry, , em sua coluna no site Entrepreneur.com, que conseguir dominar as próprias atitudes é primordial para atingir o sucesso e que pessoas com autocontrole são mais felizes.
Veja abaixo 7 atitudes que prejudicam a produtividade:
Buscar Energia nos alimentos errados
O nível de glicose no seu sangue é como um combustível para seu cérebro: quando está alto, você obtém uma energia maior, às vezes até acima do limite. Quando está baixo, você se sente fraco, lento e dispersivo. A quantidade ideal para um dia produtivo é de 25 gramas.
A glicose pode variar de acordo com o alimento. Doces e refrigerantes, por exemplo, geram uma descarga de energia que dura apenas 20 minutos, enquanto aveia, arroz integral e demais alimentos com carboidratos complexos dão um efeito mais duradouro. Portanto, dê prioridade a eles
Trabalhar em modo “multitasking”
Pessoas com mais de uma função, tendem a ter dificuldades de memorização e atenção. Para começar uma atividade, certifique-se de que a anterior foi concluída.
“O fato é que fazer malabarismo com várias tarefas empobrece o seu desempenho”, diz Bradberry.
Navegar na Internet
Sabe quando você não resiste e abre o celular para verificar o Facebook? Ou quando você quer navegar um pouco pelo Youtube? Esse hábito é muito comum, porém, é extremamente dispersivo. Após uma quebra de atenção, nosso cérebro leva cerca de 23 minutos para conseguir voltar à tarefa original.
Você pode e deve fazer pausa no trabalho, mas ela precisa ser programada e se possível sempre no mesmo horário. Tirar constantemente a atenção do que está produzindo, fará com que seu trabalho final não seja como o esperado.
Apertar o botão “soneca” do despertador
Quem nunca se rendeu à tentação de dormir só mais alguns minutinhos após o despertador tocar? Pois bem, esse hábito pode ter efeitos muito negativos durante o seu dia. O cérebro é preparado para estar em alerta na hora em que você desperta. Quando você usa o botão “soneca”, automaticamente essa força que a natureza te dá é perdida. Quanto mais você respeitar o primeiro alarme, melhor seu dia será.
Responder e-mails assim que eles chegam
Seguindo a mesma linha de raciocínio sobre navegar na internet durante o trabalho, ler e responder mensagens da sua caixa de entrada assim que elas chegam, também interrompe sua concentração e te dispersa da atividade que está executando no momento. O ideal é reservar um tempo apenas para verificar seus e-mails. Uma dica é configurar alerta apenas para os remetentes mais importantes e, os demais, ficam para seu tempo reservado.
Controlar o tempo das reuniões
Pessoas hiperprodutivas costumam ter aversão à reuniões, “Elas as evitam ao máximo porque sabem que podem durar uma eternidade” diz Bradberry.
As reuniões costumam ser muito mais interessantes quando os temas a serem tratados estão definidos e com horário rígido a ser respeitado. Ao marcar esses encontros, certifique-se que será um tempo gasto útil e produtivo. Faça a sua parte e programe o que pretende tratar na ocasião.
Sacrificar a execução em nome da “perfeição”
O bloqueio causado pelo perfeccionismo costuma aparecer principalmente na hora de começar qualquer atividade que requer foco. “Não dá para melhorar o que ainda não foi feito, mas é possível aperfeiçoar o que já foi começado” afirma Bradberry.
Quando colocamos muita pressão sobre nós, é normal que essa carga de “incentivo” se transforme em medo do erro. Com isso, sua autoconfiança é afetada, o que causa uma busca incansável por uma perfeição inatingível. Comece, tente e persista.
Agora que você conferiu essas dicas valiosas que nós, da Cleanic, preparamos para você, experimente colocá-las em ação e compare a produtividade e qualidade do seu dia. Você vai ver o poderoso efeito que pequenas mudanças de hábito terão em seu trabalho. Boa sorte!
Conhece a Cleanic Ambiental? Veja mais sobre nós em: www.cleanic.com.br.