Quase acidentes são sinais de alerta!


Quase acidentes são aqueles que não resultam em lesões, ou seja, que não provocam ferimentos. Sorte ou não, os quase acidentes são sinais claros de que algo está errado e servem de alerta para evitar que o mesmo se torne um acidente real. 

No ambiente de trabalho, isso não é diferente. A condição que quase causa um acidente pode facilmente provocar, de fato, um acidente da próxima vez em que você não estiver tão alerta ou quando seus reflexos não estiverem atuando tão bem. Por isso, é de extrema importância relatar, registrar e corrigi-los. Assim, há a possibilidade de ocorrer um trabalho de conscientização e prevenção de forma pontual, evitando futuros imprevistos. 

Algumas dicas para ter um bom programa de quase acidentes na sua empresa são:

- Deixe seus funcionários a vontade para falar e descrever os quase acidentes vividos ou testemunhados por eles. Não exija nomes, o importante não é encontrar culpados e sim os riscos que devem ser corrigidos;

- Fale com seus funcionários sobre a necessidade da participação de todos e aborde o assunto frequentemente, fazendo com que eles se sintam motivados;

- Deixe os colaboradores cientes de que as medidas não são punitivas;

- Aja e resolva os problemas o quanto antes;

- Reconheça e comemore os resultados alcançados.


Aqui na Cleanic Ambiental, realizamos treinamentos, DDS (Diálogo Diário de Segurança) e trabalhamos de forma a planejar a tarefa, além de incentivar o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e EPC (Equipamento de Proteção Coletiva). Buscamos passar para todos que fazem parte da empresa a relevância de relatar e corrigir essas situações!


Ana Carolina Blecha Maia

Auxiliar de Enfermagem Sênior


Outras Postagens