O crescimento e o desenvolvimento de qualquer empresa são
fatores diretamente influenciados pela contribuição de cada um dos
colaboradores e do trabalho que os mesmos realizam um conjunto. Uma boa equipe
é aquela composta por diversas competências que, quando somadas, geram o
resultado no qual a organização pretende chegar.
Mas para que tudo isso funcione, é preciso liderança e
organização. Assim, selecionamos 4 pontos essenciais para a construção de
equipes produtivas e eficazes:
1. A
primeira questão está acerca da configuração
da equipe. O líder precisa ter certeza de que todos os integrantes estão em
busca do mesmo objetivo e que compartilham dos mesmos valores e princípios da
empresa. Os membros devem ser escolhidos a partir de competências que se
complementem e que, juntas, chegarão mais longe;
2. Os
colaboradores precisam ter um compromisso
com a equipe e com o trabalho que está sendo desenvolvido. Quando têm um
foco em comum, os funcionários se sentem apoiados para realizar suas funções
individuais e contribuir para o time;
3. A
atribuição de cargos é um ponto
muito importante. Baseadas em objetivos realistas, aqui são estabelecidas as
tarefas que cada membro deve desempenhar em determinado período de tempo;
4. Por
fim, além de objetivos e prazos, é importante estabelecer diretrizes, procedimentos e normas para que todo o processo
funcione efetivamente. Reuniões e encontros devem ser definidos com
antecedência e o ideal é que a equipe possa se comunicar de forma rápida e
fácil.
Seguindo esses passos e orientações, será muito mais fácil produzir
mais e melhor. Um dos diferenciais da Cleanic Ambiental é o treinamento
intensivo dos seus colaboradores e a formação de equipes motivadas e
comprometidas. Acreditamos que o trabalho em conjunto nos leva mais longe!
Para conhecer a nossa empresa, acesse: www.cleanic.com.br.
Leia também: Otimização do seu tempo produtivo