Você já trabalha o seu pós-venda?


Se fosse preciso eleger a principal conquista de nossa empresa, responderíamos prontamente: o cliente. Sem dúvida, compreendemos que, para ser uma organização de sucesso e próspera, devemos manter nossos clientes por perto e, não apenas satisfeitos, mas sim encantados.

Pode parecer redundante dizer que “manter clientes é muito mais barato do que conquistar novos”, mas o fato é que há uma lógica que sustenta isso, uma vez que não há o investimento em atrair e construir o relacionamento (isso já foi feito antes). Ainda assim, é comum que as empresas pequem em ignorar essa oportunidade e focar seus esforços muito mais na aquisição de novos clientes do que na manutenção dos antigos.

Manter os clientes conquistados é uma tarefa cada vez mais difícil, que exige habilidade e atenção. Com a internet, a facilidade de se obter informações e encontrar a concorrência está muito fácil. Enquanto a maioria das empresas perde de 8 a 12% de clientes por ano, nós trabalhamos internamente para não fazer parte da estatística, e a receita dá certo, afinal, pensar apenas no contratante não basta: é necessário investir também no cliente interno, nossos colaboradores, para que todo o processo funcione em sintonia.

Assim, confira 5 dicas fundamentais para a fidelização de clientes:

Criar uma experiência de atendimento única

Um atendimento de excelência vai além de ser educado, já que, assim como a honestidade, tratar bem não é um diferencial, mas sim uma obrigação que deve acontecer de forma natural. Trabalhar com bom humor, atenção, acolhimento e com o desejo de servir faz parte do que a equipe da Cleanic oferece.

Investimento em Recursos Humanos

Os funcionários são a cara da empresa. Como citado acima, o comportamento deles deve cativar os clientes e desenvolver credibilidade. Pessoas positivas, amigáveis e que se importam com um bom trabalho são fundamentais para construir uma relação duradoura.

Ouvir o que o cliente tem a dizer

Só podemos melhorar aquilo que conseguimos medir. Por isso, investimos em pesquisas de satisfação e, principalmente, no relacionamento com o cliente.  Poucas empresas escutam de fato o ele tem a dizer e colocam em prática melhorias que surjam deste exercício. Uma forma de surpreender é, também, entregar algo a mais, o chamado “dar para receber”!

Canais de comunicação atrativos

É preciso falar com a audiência de forma transparente, clara, objetiva e com uma periodicidade definida. Além de diversos canais para desenvolvimento do marketing interno, esteja nos principais canais de comunicação, como Facebook, LinkedIn e Blog corporativo.

Inovação em tecnologia

Invista em tecnologia e leve soluções ágeis e de alto nível para os seus clientes. Para nós, mais do que estar antenado às ações inovadoras, este item trata-se da manutenção da qualidade dos serviços oferecidos.

 

Cada um dos itens listados acima regem a relação da Cleanic com os seus clientes. Para conhecer a nossa empresa, acesse: www.cleanic.com.br

 

Leia também: Como implantar a coleta seletiva na sua empresa?

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