Se fosse
preciso eleger a principal conquista de nossa empresa, responderíamos
prontamente: o cliente. Sem dúvida, compreendemos que, para ser uma organização
de sucesso e próspera, devemos manter nossos clientes por perto e, não apenas
satisfeitos, mas sim encantados.
Pode parecer
redundante dizer que “manter clientes é muito mais barato do que conquistar
novos”, mas o fato é que há uma lógica que sustenta isso, uma vez que não há o
investimento em atrair e construir o relacionamento (isso já foi feito antes).
Ainda assim, é comum que as empresas pequem em ignorar essa oportunidade e
focar seus esforços muito mais na aquisição de novos clientes do que na
manutenção dos antigos.
Manter os
clientes conquistados é uma tarefa cada vez mais difícil, que exige habilidade
e atenção. Com a internet, a facilidade de se obter informações e encontrar a
concorrência está muito fácil. Enquanto a maioria das empresas perde de 8 a 12%
de clientes por ano, nós trabalhamos internamente para não fazer parte da
estatística, e a receita dá certo, afinal, pensar apenas no contratante não
basta: é necessário investir também no cliente interno, nossos colaboradores,
para que todo o processo funcione em sintonia.
Assim,
confira 5 dicas fundamentais para a fidelização de clientes:
Um
atendimento de excelência vai além de ser educado, já que, assim como a
honestidade, tratar bem não é um diferencial, mas sim uma obrigação que deve
acontecer de forma natural. Trabalhar com bom humor, atenção, acolhimento e com
o desejo de servir faz parte do que a equipe da Cleanic oferece.
Os
funcionários são a cara da empresa. Como citado acima, o comportamento deles
deve cativar os clientes e desenvolver credibilidade. Pessoas positivas,
amigáveis e que se importam com um bom trabalho são fundamentais para construir
uma relação duradoura.
Só podemos
melhorar aquilo que conseguimos medir. Por isso, investimos em pesquisas de
satisfação e, principalmente, no relacionamento com o cliente. Poucas empresas escutam de fato o ele tem a
dizer e colocam em prática melhorias que surjam deste exercício. Uma forma de
surpreender é, também, entregar algo a mais, o chamado “dar para receber”!
É preciso
falar com a audiência de forma transparente, clara, objetiva e com uma
periodicidade definida. Além de diversos canais para desenvolvimento do
marketing interno, esteja nos principais canais de comunicação, como Facebook,
LinkedIn e Blog corporativo.
Invista em
tecnologia e leve soluções ágeis e de alto nível para os seus clientes. Para
nós, mais do que estar antenado às ações inovadoras, este item trata-se da
manutenção da qualidade dos serviços oferecidos.
Cada um dos
itens listados acima regem a relação da Cleanic com os seus clientes. Para
conhecer a nossa empresa, acesse: www.cleanic.com.br
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