O estresse
no ambiente de trabalho pode ser causado pela forma de relacionamento entre
colegas e, principalmente, pela maneira como o chefe se dirige aos seus funcionários.
Falta de estabilidade com risco de desligamento iminente, desvalorização do
trabalho e falta de reconhecimento, problemas com prioridade de tarefas e falta
de colaboração e coordenação também podem ser alguns motivos.
Veja algumas
dicas para aliviar o estresse do dia a dia:
Dê pausas
regulares durante o expediente. Isso ajuda a ser mais feliz e colabora com a
sua produtividade.
Manter-se
ligado ao trabalho pode te deixar mais tenso e estressado. Você não precisa
colocar o celular em modo avião ou desligá-lo, porém deixe o grupo no
silencioso, tire o alerta do e-mail e, principalmente, deixe as atividades do
trabalho no escritório.
A hora do
cafezinho é um dos momentos de maior confraternização no trabalho, porém é
também aquele momento de fofoquinhas e reclamações sobre a rotina e até do
emprego. Além dela, outros momentos acabam gerando situações semelhantes que
podem desgastar sua imagem e, principalmente, gerar um estresse desnecessário
sobre o que você ouviu dos outros.
Colocar a
cabeça no travesseiro e descansar por horas é essencial para a nossa saúde e
todos sabemos disso. Um tempo a mais na cama é muito mais importante para o seu
corpo do que as redes sociais.
Esta é a
maneira mais fácil de interromper um pensamento estressante. Apesar de
respirarmos e nem nos darmos conta disso, quando inspiramos e expiramos devagar
fazemos o cérebro dar prioridade a essa tarefa.
Saúdes
física e emocional são igualmente importantes. Quando suas necessidades são
atendidas, você é mais forte e mais resistente ao estresse. Quanto melhor você
se sentir, melhor equipado vai estar para gerenciar o estresse no trabalho.
Cuidar de si
mesmo não requer uma mudança total de estilo de vida. Mesmo pequenas coisas
podem levantar seu astral, aumentar sua energia e fazer você se sentir como se
estivesse no comando de tudo.
As empresas
também têm papel fundamental para evitar o estresse no ambiente de trabalho. Veja
algumas atitudes que podem ser adotadas pelos gestores:
·
Oferecer
oportunidades para realizar atividades físicas na empresa. Estimular que seja
realizada no lazer é ainda mais interessante, pois esse é um dos principais
pilares para o equilíbrio emocional.
·
Ter
um ambiente agradável, para relaxar e descontrair pelo menos 5 a 10 minutos por
dia.
·
A
empresa precisa, no mínimo, informar seu time sobre qual o melhor caminho a
seguir para reduzir o estresse, sempre de modo didático e simples.
·
Promover
campanhas motivacionais.
Aline Neves
Gestão da Qualidade
Leia também: Como promover um bom ambiente de trabalho?