Estresse: como lidar com ele no ambiente de trabalho?


O estresse no ambiente de trabalho pode ser causado pela forma de relacionamento entre colegas e, principalmente, pela maneira como o chefe se dirige aos seus funcionários. Falta de estabilidade com risco de desligamento iminente, desvalorização do trabalho e falta de reconhecimento, problemas com prioridade de tarefas e falta de colaboração e coordenação também podem ser alguns motivos.

 

Como evitar o estresse?

Veja algumas dicas para aliviar o estresse do dia a dia:

Faça pausas

Dê pausas regulares durante o expediente. Isso ajuda a ser mais feliz e colabora com a sua produtividade.

Desconecte-se

Manter-se ligado ao trabalho pode te deixar mais tenso e estressado. Você não precisa colocar o celular em modo avião ou desligá-lo, porém deixe o grupo no silencioso, tire o alerta do e-mail e, principalmente, deixe as atividades do trabalho no escritório.

Cuidado com fofocas e reclamações

A hora do cafezinho é um dos momentos de maior confraternização no trabalho, porém é também aquele momento de fofoquinhas e reclamações sobre a rotina e até do emprego. Além dela, outros momentos acabam gerando situações semelhantes que podem desgastar sua imagem e, principalmente, gerar um estresse desnecessário sobre o que você ouviu dos outros.

Descanse bem

Colocar a cabeça no travesseiro e descansar por horas é essencial para a nossa saúde e todos sabemos disso. Um tempo a mais na cama é muito mais importante para o seu corpo do que as redes sociais.

Respire fundo

Esta é a maneira mais fácil de interromper um pensamento estressante. Apesar de respirarmos e nem nos darmos conta disso, quando inspiramos e expiramos devagar fazemos o cérebro dar prioridade a essa tarefa.

Preste atenção na sua saúde

Saúdes física e emocional são igualmente importantes. Quando suas necessidades são atendidas, você é mais forte e mais resistente ao estresse. Quanto melhor você se sentir, melhor equipado vai estar para gerenciar o estresse no trabalho.

Cuide de si mesmo

Cuidar de si mesmo não requer uma mudança total de estilo de vida. Mesmo pequenas coisas podem levantar seu astral, aumentar sua energia e fazer você se sentir como se estivesse no comando de tudo.

 

Qual o papel da empresa?

As empresas também têm papel fundamental para evitar o estresse no ambiente de trabalho. Veja algumas atitudes que podem ser adotadas pelos gestores:

·         Oferecer oportunidades para realizar atividades físicas na empresa. Estimular que seja realizada no lazer é ainda mais interessante, pois esse é um dos principais pilares para o equilíbrio emocional.

·         Ter um ambiente agradável, para relaxar e descontrair pelo menos 5 a 10 minutos por dia.

·         A empresa precisa, no mínimo, informar seu time sobre qual o melhor caminho a seguir para reduzir o estresse, sempre de modo didático e simples.

·         Promover campanhas motivacionais.

 

Aline Neves

Gestão da Qualidade

 

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